Case desenvolvido como forma de me preparar para o curso de UX que farei na Digital House. A base para este estudo foi o curso UX & Design Thinking: Experiência do usuário nos negócios, do Leandro Rezende, que fiz no começo de 2020 e que foi meu primeiro contato com o universo do UX. 
ESCOLHA DO EXERCÍCIO
Ter plantas em casa é o sonho de todo mundo que já foi buscar inspiração sobre home decor no Pinterest, mas, juntamente com esse desejo, vem o medo de deixar a plantinha morrer e a insegurança de não ser capaz de cuidar bem dela. 
Pensando nessas dores, achei que seria interessante propor uma solução mobile que ajudasse esse  usuário a se familiarizar com a jardinagem e com a rotina de cuidados que uma planta requer, colocando em um só lugar todas as informações que ele precisa de forma simples e intuitiva.
Sobre  o case em si, é importante ressaltar que, por ter um caráter meramente pedagógico, a solução que irei apresentar focou em uma jornada de usuário principal, o Golden Path e, por isso, algumas funcionalidades do app não foram desenvolvidas nesse primeiro momento.
ORGANIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto foi desenvolvido com base no Design Thinking e, por isso, seguiu a metodologia do Diamante Duplo que, originalmente, estabelece quatro grandes fases para um projeto: a descoberta, a definição, o desenvolvimento e a entrega, mas que, neste exercício, eu subdividi e renomeei para tornar mais visíveis e nítidas as etapas que percorri ao longo do processo, sem prejuízo para a metodologia.
CONTEXTO
O tema do projeto surgiu do meu interesse por plantas, mas não me limitei a enxergar a questão apenas sob o meu ponto de vista. Fiz uma pesquisa ampla sobre alguns termos e reportagens publicadas no ano de 2020 e constatei que, de fato, houve um aumento expressivo pela jardinagem e plantas.
No Google Trends, alguns termos relacionados a plantas e jardinagem apresentaram aumento significativo de buscas na plataforma e, em maio de 2020, o termo "horta em casa" chegou a ficar em quarto lugar entre os assuntos mais procurados. Algumas reportagens apuraram que houve um aumento nas vendas das floriculturas e gardens em diversos estados, como Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e a procura teve como foco as plantas de fácil cultivo em residências e sementes para hortas.
Alguns lojistas notaram uma mudança no perfil do consumidor, que passou a ser de pessoas que não sabem muito sobre plantas mas que desejam aprender tudo sobre a manutenção e o cuidado com elas.
BENCHMARKING
Busquei alguns apps que estão no mercado para entender o que eles tinham como diferencial e baixei os cinco com mais downloads na loja, li as descrições e os reviews dos usuários. Pude constatar que apenas um dos aplicativos possui múltiplas funções, enquanto que a maioria foca em solucionar uma questão específica. 
Criei a tabela abaixo para facilitar a visualização dos dados.
USER RESEARCH
Com base nos dados obtidos nas etapas anteriores de pesquisa, elaborei um pequeno questionário para entender um pouco mais das dores dos usuários. Os resultados trouxeram muitos insights para o projeto, já que pude perceber que os usuários gostam de plantas, mas acham que é difícil cuidar delas e não se sentem preparados para isso.
PERSONA
O próximo passo foi a construção de uma persona que representasse o público-alvo da solução. Ela foi criada a partir dos dados extraídos da pesquisa e será usada como guia para o desenvolvimento do aplicativo. 
CENÁRIOS
Após a apuração de todas essa informações, estabeleci a seguinte premissa como norteadora de todo o exercício "aplicativo que ajude um jardineiro iniciante a cuidar do seu jardim". À partir disso, utilizei a ferramenta de planejamento 5W1H para visualizar um cenário sobre o aplicativo, pensar quais funções ele poderia ter, em quais momentos ele poderia ser utilizado, como ele poderia ser útil para o usuário, etc. O nome da ferramenta remete às seguintes palavras: what, why, where, who, when e how, se referindo aos principais questionamentos que devem ser feitos para se alcançar um objetivo específico, neste caso, a premissa base citada anteriormente.
● What?
Aplicativo que ajude o usuário a criar um catálogo com suas plantas, tendo acesso rápido à informações sobre rega, adubação, poda e muda. Também será possível identificar espécies desconhecidas através de fotografia, mostrando ao usuário todas as informações que ele precisa sobre a espécie e, ainda sobre a pesquisa, ela poderá ser feita por termo ou por filtros, sendo que esta última retorna uma lista com as espécies que se encaixam nos parâmetros (iluminação, tipo de solo, tipo de planta, porte quando adulta, etc). 
O aplicativo também terá uma sessão com artigos relacionados à jardinagem, sendo possível salvá-los em uma pasta no perfil do usuário e, também, haverá uma área com o calendário, onde o usuário poderá ver quais plantas precisam ser regadas, adubadas e podadas e acionar lembretes para esses eventos.
● Why?
Moramos em ambientes cada vez menores, com rotinas cada vez mais exaustivas que nos mantém distantes de áreas verdes e naturais. Colocar plantas em nossa casa nos proporciona um contato, ainda que mínimo, com o que é vivo, belo e natural. Entretanto, muitas pessoas se sentem inseguras de comprar uma planta porque nunca foram orientadas sobre os cuidados, ou porque já compraram uma planta que morreu, ou porque não sabem se sua casa é adequada para a sobrevivência de plantas.
A proposta do aplicativo é ser uma ferramenta que auxilie e oriente o novo jardineiro, que organize as informações mais importantes sobre cada planta, que mostre os cuidados básicos que devem existir desde a aquisição da muda, que o ajude a lembrar sobre as regas e que apoie e estimule a compra de novas plantas.
● When?
O usuário utilizará o aplicativo quando:
           quiser comprar uma planta nova para sua casa;
           se sentir inseguro quanto aos cuidados com alguma espécie;
           observar que sua planta não está bem;
           quiser organizar os dias das regas e adubações de suas plantas;
           tiver alguma dúvida sobre algo relacionado à jardinagem;
           
quiser descobrir qual é a espécie de alguma planta desconhecida.
● Where?
O aplicativo será usado quando o usuário estiver perto de suas plantas ou quando estiver em um local com uma espécie que lhe chamou a atenção.
● Who?
Os usuários do aplicativo são pessoas que dispõe de tempo e tem interesse em adquirir plantas, que já assistiram vídeos sobre os cuidados e que seguem páginas e pessoas que falam sobre esses temas.
● How?
Projeto será desenvolvido com a utilização de ferramentas importantes para o UX, como a criação de uma persona, o pixar storytelling, o mapa da jornada do usuário, a definição da proposta de valor e o fluxo de usuário, sempre tendo como guia a metodologia do duplo diamante, que permite reavaliações e modificações no projeto enquanto ele é desenvolvido.
Tendo passado pela fase de Descoberta do Duplo Diamante, iniciei o que seria a Definição e, para que eu pudesse me organizar e, com isso, avançar até a elaboração da jornada do usuário, utilizei quatro ferramentas distintas e que se mostraram muito úteis. Comecei determinando uma proposta de valor para o app, assim eu teria um norteador que me guiasse pelos próximos passos. Depois utilizei o Pixar Storytelling, que me ajudou a caracterizar ainda mais minha persona e a criar um cenário para a utilização do aplicativo e, por fim, combinei as ferramentas Jobs To Be Done  e os 5E's que me ajudaram a lapidar a Jornada do usuário.
PROPOSTA DE VALOR
PIXAR STORYTELLING
Conheci essa ferramenta de storytelling através de um curso de UX da Udemy e, enquanto desenvolvia este estudo, achei que seria interessante utilizá-la para me ajudar a pensar como o app poderia se encaixar na vida da persona. Essa ferramenta possui seis passos e ficou da seguinte forma:
Era uma vez Luísa, uma jovem mulher que acabara de se mudar para seu primeiro apartamento, onde, finalmente, estaria sozinha.
Todos os dias ela pensava em comprar algumas plantas para seu novo lar, mas se sentia insegura com relação a isso. Não sabia qual planta escolher nem quais cuidados seriam necessários para manter a planta saudável e, sempre que pesquisava sobre isso, recebia tantas informações que nem conseguia compreender tudo.
Um certo dia, ao assistir um vídeo em um canal de jardinagem, viu a propaganda do app Fiori e achou super interessante o que ele propunha, então acabou fazendo o download no mesmo dia.
Por causa disso, ela teve acesso a um guia muito didático sobre os cuidados básicos com as plantas e, surpreendentemente, ela não se sentiu confusa ou sobrecarregada com essas informações.
Até que finalmente, Luísa comprou sua primeira planta e, junto com ela, o vaso adequado, os materiais para o substrato e para a drenagem e o fertilizante para aquela espécie. Ela adicionou a planta à sua coleção no app, leu todas as informações sobre ela e configurou os lembretes para a rega e adubação. Assim, não tinha como a plantinha ficar sem água ou nutrientes.
Por causa disso, sua confiança em si mesma foi crescendo e ela já fazia planos de comprar muitas outras plantas para o seu apartamento. Usou o app para encontrar as plantas que queria e criou uma pasta com todas elas para não perder suas favoritas.
JOBS TO BE DONE
Essa ferramenta foi fundamental para o direcionamento da minha solução e eu a encontrei através do excelente artigo do Fabio Michelan no Medium. Nela, você determina qual tarefa o usuário pretende resolver com o seu produto/solução e, a partir disso, estabelece quais aspectos pessoais, funcionais e sociais da vida dele também estão envolvidos na execução dessa tarefa. 
5 E's
Com a definição da tarefa a ser cumprida, tornou-se mais fácil a visualização das etapas da jornada do usuário, mas eu ainda sentia a necessidade de organizar minhas ideias antes de elaborá-la, então, acabei utilizando o modelo dos 5E's, que é, grosso modo, um esboço de alto nível da experiência do usuário, para me auxiliar a estruturar essa experiência. Linkei outro ótimo artigo que explica exatamente como esse modelo funciona.
Para este exercício, utilizei como High Concept a tarefa descrita no Jobs To Be Done e defini quais seriam os passos do usuário com relação ao aplicativo, como pode ser visto abaixo.
JORNADA DO USUÁRIO
À partir do esboço construído com o auxílio dos 5 E's, estruturei uma jornada do usuário que julguei ser a mais pertinente para um usuário em contato inicial com o aplicativo. Claro que, num produto real, existiriam inúmeras jornadas possíveis para a execução de outras tarefas e/ou utilização de outras funções mas, neste momento, quis focar na tarefa estabelecida no JTBD. 
Essa etapa do projeto foi muito interessante porque realmente pude perceber como a utilização dessas três ferramentas tornaram o trabalho mais fácil de ser compreendido e me mostraram pontos que poderiam ser melhor abordados. Alguns deles escrevi no "insights" da tabela abaixo, outros acabei incorporando ao projeto sem deixar registrado.
FLUXO DE USUÁRIO
Nessa etapa defini qual seria o cominho da usuária dentro do aplicativo. Comecei desenhando o fluxo de usuário abaixo, numa tentativa de deixá-lo o mais fluido possível. Como o escopo do projeto previa apenas o desenvolvimento do cenário descrito na Jornada do usuário, certas funcionalidades como a pesquisa por foto, a seção de dicas e a seção de lembretes não entraram no fluxo nem nos wireframes. 
Fiz dessa forma para que eu pudesse focar no processo e não me sobrecarregasse com uma quantidade muito grande de telas e etapas. Claro que, se fosse um projeto para um cliente, isso não aconteceria, mas achei que seria um caminho válido dentro da proposta de ser um estudo sobre UX.
WIREFRAMES
Comecei a desenhar as telas no papel, começando a imaginar como seria a estrutura e a disposição dos elementos. Terminado o esboço em papel, logo passei a construir os wireframes de média fidelidade, organizando os blocos de conteúdo de forma harmônica e visualmente agradável.
Esse processo de esboço e desenho das estruturas das telas foi muito importante para o aprimoramento do projeto porque acabei modificando vários aspectos do layout a cada evolução na fidelidade do desenho.
GUIA DE ESTILO
PROTÓTIPO EM ALTA FIDELIDADE
Criei as telas do aplicativo com base nos wireframes feitos anteriormente mas, apesar disso, ainda houveram muitas modificações e acréscimos que só foram pensados durante esse processo de criação. 
Todo o layout foi feito no Adobe XD e, abaixo, incorporei o link para o protótipo navegável.
Esse primeiro protótipo foi finalizado com sucesso mas apenas os testes de usabilidade irão definir se este projeto é viável ou não.  
Num primeiro teste com poucos usuários, eles relataram certa confusão com a página de pesquisa, já que ela ainda não está com todas as funcionalidades em funcionamento, e, também relataram certa dificuldade em entender, num primeiro momento, os ícones que caracterizam as plantas mas foram capazes de perceber o que eles significam ao entrar na página com as informações sobre as plantas.
Com esses feedbacks, se mostra evidente que algumas questões precisam ser trabalhadas neste protótipo, como: o desenvolvimento de todas as funcionalidades; a elaboração de novas jornadas de usuário; a garantia de fluidez nos processos durante toda a utilização do produto e, sobretudo, a mensuração, através de métricas, se o que está sendo entregue é útil e supre as necessidades do usuário final.
CONCLUSÃO
Foi muito bom ter feito este exercício. Esta experiência me permitiu estudar sobre uma área totalmente nova para mim, me fez aplicar o que estudei e me fez entrar em contato com profissionais e plataformas que são muito importantes para o UX. Estou feliz em ter iniciado esse processo de transição de carreira e estou feliz com o resultado que obtive com este pequeno estudo que, desde o início, teve como objetivo a prática e o aprendizado, não a perfeição.
Eu precisava praticar o Design Thinking e o UX e, mesmo que eles tenham como pilar o trabalho em equipe, já que é a interação entre diferentes perspectivas que enriquece uma solução, eu consegui aprender muito com este projeto.
Tenho plena consciência de que ainda há espaço para muitas melhorias do aplicativo, entretanto, finalizo este pequeno estudo com a certeza de ter aprendido muito, de ter aplicado conceitos que li e ouvi nos cursos que fiz/estou fazendo e, principalmente, com confiança nos meus estudos e habilidades e, por isso, encaro este projeto como um grande sucesso.
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